Metas de leitura 2016

15:46



Hoje faltam 3 dias para abril começar, 4º mês do ano. Mas mesmo assim ainda não é tarde para você propor uma meta de leitura para 2016. Além de te incentivar a ler mais, uma meta de leitura ajuda você que assim como eu tem compulsão por comprar livros, toda vez que decido comprar livros novos coloco como prioridade os que estão na minha lista.


Não reparem  minha letra, não existe letra feia sim letra exótica...
Esse meu caderninho eu organizei em janeiro, além da lista aí em cima, nele coloco todos os livros que já li e minha avaliação deles. Resolvi colocar como meta 70 livros para ler em 2016, isso dar uma média de 6 livros por mês, como março já está acabando eu já deveria ter lido uns 18 livros, no momento já li 15 e estou terminando mais 2, ou seja estou me saindo bem por enquanto.
Dentre esses 70 livros estabeleci 12 principais mais uma releitura de As Brumas de Avalon, e esse livro extra que desde ano passado quero ler. Vou fazer um resuminho pequeno de cada um aqui pois a medida que for lendo farei resenhas.

1.MAUS - A história de um sobrevivente.
Essa Graphic Novel foi escrita por Art Spiegelman como uma homenagem a seu pai, um judeu-polonês que viveu no tempo do holocausto. Para dar vida aos personagens o autor resolveu usar ratos para representar os judeus e gatos para os alemães, além de outros animais como porcos e sapos para fazer o leitor entender melhor o contexto histórico(também faz uma referência a propagandas da época  que representavam os judeus como ratos que deveriam ser exterminados para “limpar” a Alemanha). Com cenas fortes porém  bem trabalhadas, Spiegelman promove uma experiência de múltiplos sentimentos para quem ler a obra.

2 .Admirável mundo novo:

Quando foi o publicado em 1932 o autor, Aldous Huxley, temia aquilo que chamava de ditadura científica. A história narra uma sociedade do futuro altamente desenvolvida, bebês são gerados em fábricas, não há relações como de pai e mãe, todos tomam a SOMA, uma pílula que garante sentimento de satisfação e Ford( sim, Henry Ford) é o grande "Deus" desse novo mundo. Seu protagonista é  Bernard Marx,que um dia ao tirar férias começa a se questionar o quão perfeita realmente é essa sociedade. Essa distopia inspirou muitas outras que temos hoje, mas diferente das demais ela não tem medo de colocar o dedo na feriada e te faz pensar o quão perto estamos desse "admirável mundo novo". Não quero falar muito desse livro pois estou terminando de ler e em breve sairá resenha.

3.O grande Gatsby

( não lembro porque coloquei só Gatsby na minha lista)
Década de 20, EUA, lei seca sendo um tiro no pé e festas enormes e cheias de luxo. Esse é o cenário de  O grande Gatsby. Narrado por Nick Carraway, conta a história do misterioso Gatsby, seu vizinho que é raramente visto mas é conhecido por festas grandiosas. Nick descreve o quão fútil eram as pessoas dessa época, o quão melancólico tudo era por trás de todo o glamour, além de narrar a historia de amor entre sua prima Daisy e Gatsby.Já assisti tanto o filme com o Dicaprio quanto uma versão de 1974, ambos me encantaram. Esse livro comecei a ler ano passado mas parei logo no começo pois senti a necessidade de ler ele em inglês.

4. Cem anos de solidão

O que falar desse livro além que foi escrito pelo Gabo(Gabriel García Márquez)?. Talvez já tenha sido um dos melhores livros que li no ano e na vida, a história dos Buendía, família de um povoado chamado Macondo, faz você nunca mais querer sair desse livro, tudo escrito de uma forma que o leitor se vê junto desses personagens, acompanhando cem anos da história dessa família. Não posso me alongar muito, esse livro merece um post completo só dele.

5. Mistborn



                                                     
Um reino é assombrado pelas trevas a há mais de mil anos e dominado pelo tirano Senhor Soberano. Kelsier, é ladrão nesse mundo, mas que conseguiu escapar da ira desse rei, ele é um Nascido da Bruma, ou seja capaz de ter poderes de uma magia proibida.Seu plano é simples, destruir o Senhor Soberano e salvar o mundo. Sei pouco sobre esse livro mas por ser uma fantasia desse estilo quero muito poder lê-lo.

6. Cadê você, Bernadette?


                                                   
Tinha que ter algum livro engraçado na minha lista, então escolhi ler esse e conhecer Bernadette Fox, uma arquiteta casada com um nerd e que tem uma filha chamada Bee. Mas um dia Bernadette  desaparece do nada e Bee tenta acha-la enquanto descobre outro lado que não  conhecia de sua mãe. Livros assim não são o meu estilo mas algo me diz que irei gostar desse, como é um livro mais divertido e engraçado falar demais dele pode ser que estrague a leitura.


7. Na natureza selvagem

                                                            


Um livro que possui uma adaptação para os cinemas muito bela, com uma trilha sonora que eu tinha salva nos meus favoritos. Trata-se da historia real de Chris McCandless, um jovem que largou tudo e resolveu se aventurar na natureza indo em direção ao Alasca, mesmo sem equipamento ou experiência. Seu corpo foi achado em decomposição na floresta semanas depois de começar sua jornada, mas isso não é spoiler, é dito logo no início do livro. Mas o porquê de ter largado tudo o que tinha e o que viveu nessa jornada antes de ser achado morto é descrita por Jon Krakauer , um jornalista que refez todo o caminho de Chris e coletou informações de quem era esse jovem e de sua aventura.



8.Hibisco Roxo
       
                                                   

Escrito por  Chimamanda Ngozi Adichie, que emocionou o mundo com o discurso:" Sejamos todos feministas", narra a história de Kambili, nigeriana e filha de um homem extremamente religioso e severo, rígido com seus filhos e que considera tudo fora da religião como pecado e que deve ser punido. Kambili vai passar alguns dias na casa da sua tia onde acaba tendo uma experiência em outra realidade menos severa, em meio a isso ela acaba se apaixonando por um padre.


9.Daytripper


                                                           


Outra Graphic Novel emocionante. Dessa vez acompanhamos Brás de Oliva Domingos que é filho de um autor muito famoso. Sua profissão no entanto é escrever obituários, mas isso não o impede de sonhar em um dia se tornar um autor famoso também. Uma história delicada que trata da vida mas também da morte, o que vivemos aqui será, que damos valor? Será que entendemos? 


10. Travessuras da menina má
                                                       

Ricardo é um peruano que um dia conhece a bela Lily. Ele logo se apaixona por ela mas ao tentar encontra-la novamente descobre que ela não era nada daquilo que lhe falou. Ao longo dos anos Ricardo e Lily se encontram várias vezes porém ela está sempre com um nome diferente, em um lugar diferente e sempre casada com outro homem. Ricardo mesmo sabendo que sua vida com ela é uma desgraça continua a amando mesmo ela sempre o levando ao fundo do poço.


11. A redoma de vidro
                                                        

Esta será a primeira resenha do Tangerina e Livros, preparei ela com todo carinho e dia primeiro ela sai. Esse livro conta a historia de  Esther Greenwood, uma jovem que sonha ser escritora e está passando um mês em Nova York com outras 11 meninas, realizando um estágio para uma revista. Esther não se encanta com a cidade e não entende como as pessoas a consideram tão maravilhosa. Ao voltar para casa ela começa a apresentar dificuldades para dormir, desânimo com a vida e fantasia várias vezes sua morte até um dia que após uma tentativa de suicídio é internada. Esse livro na verdade é uma autobiografia de Sylvia Plath,  escrita com nomes de personagens e locais trocados, é seu primeiro romance, já que ela era conhecida por sua obra poética. É um livro com alívios cômicos porém não deixa de ser um relato sincero e forte de uma pessoa com depressão. Sylvia Plath, se suicidou pouco tempo depois de escrever o livro e este foi publicado após sua morte mesmo com sua mãe não concordando com isso.

12. Stoner
                                                         

Vi esse livro em uma resenha da Tati Feltrin ano passado mas só esse ano vim procurar mais sobre ele. Stoner é um homem que mente para os pais falando que está fazendo faculdade de agronomia quando na verdade está fazendo o curso de literatura. Acaba virando professor e se casando. Com o tempo seu casamento se torna um inferno,sua esposa o odeia. Não há grandes reviravoltas no livro, Stoner não tem nada de especial como grandes personagens, mas é assim que o livro fez tanto sucesso. Stoner é um reflexo de muitos de nós.


E vocês, tem metas de leitura para 2016? Pretendem fazer? Me contem aqui e digam quais livros estão na sua lista.

You Might Also Like

17 comentários

  1. Muito obrigado, minha querida. Sem dúvida que reutilizar a comida que sobra nos possibilita inovar imenso e é isso que devemos reter :D

    ADOREI o teu blog e a forma como escreves. Identifico-me imenso. Não conhecia nenhum livro mas fiquei com imensa vontade de ler o sexto :D Quero!!!

    Segui o blog para acompanhar tudinho <3

    NEW PERSONAL POST | A Day Off Afternoon Routine
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ler, mas tenho andado muito preguiçosa para a leitura!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderExcluir
  4. nao conhecia nenhum livro mas e sempre bom conhecermos novos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sarah E.!
    Sua meta é bem ousada, confesso que não consigo ler mais que l livro por mês, sou hiper ativa, faço muitas coisas ao mesmo tempo.
    Gosto muito de ler, estou sempre buscando passagens de livros que já li, para relembrar.
    Da sua lista, li apenas 4: As Brumas de Avalon, Admirável Mundo Novo, O Grande Gatsby e Cem Anos de Solidão.
    Antes lia muito, hoje, me divido entre o prazer de escrever, ler e fazer algo manual para me equilibrar.
    Aguardo ansiosa a resenha do livro "A Redoma de Vidro".
    Agradeço pelas sugestões de leitura, já anotadas.
    Tenha uma linda semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum, mas muitos me deixaram curiosa :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia nenhum destes livros, mas gostei de ler as várias sinopses!
    Estou a seguir o blog :)

    http://agatadostenis.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Espero que consigas cumprir essa meta!

    r: É lindíssimo, apesar de ser suspeita :)
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  9. Minha querida, muito obrigado!!! Nem sabe o quão feliz eu fico ao ler isso :')
    Infelizmente este 2016 estou a ler muito menos do que realmente queria.. o que é uma pena :(

    NEW TIPS POST | How to Have Healthy Hair
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  10. Cem Anos de Solidão, já li...


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Cem Anos de Solidão, já li...


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  12. Que bom! Também leio mas não tenho muito tempo!❤

    ResponderExcluir
  13. Gostava imenso de ler o The Great Gatsby, vi o filme com o Leonardo Dicaprio e fiquei fã, já para não falar do facto dos anos 20 serem uma das minhas épocas preferidas da história. Se gostas de ler devias espreitar o site Goodreads, podes ler e fazer críticas a livros, fazer uma lista de preferências para receber sugestões, participar em grupos, participar no desafio de leitura... é um site bastante interessante!

    R: Muito obrigada, fico feliz por teres gostado!Espero que tenhas tido uma excelente Pascoa :)

    Xiá
    http://myblogtwtme.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. R: ainda bem, espero que consigas :p

    ResponderExcluir
  15. Nunca li o Admirável Mundo Novo, mas tenho uma certa curiosidade!

    ResponderExcluir
  16. Boa list :) eu gostei muito dos Cem Anos de Solidão

    ResponderExcluir